QUEM SOMOS

A arte cinematográfica, desde sua primeira projeção, no final do século XIX, tem se popularizado de tal forma que, hoje, é apreciada por povos das mais díspares culturas e dos mais diversos níveis sócio-econômicos. Contudo, devido a fatores conjunturais, gradualmente as salas de projeção foram encerrando suas atividades ou migrando para shoppings centers ou locais similares, excluindo, com isso, parcela substancial do público. Assim, grande parte das pequenas cidades localizadas no interior do país perdeu a oportunidade de apreciar a arte cinematográfica em tela grande. No caso da cidade de Sant’Ana do Livramento e da Intendência de Rivera não há expressiva oferta deste serviço, ou mesmo, a oferta existente acaba atendendo, apenas, às necessidades comerciais do próprio empreendimento, não construindo vínculo entre conhecimento e arte.

Dessa maneira, a promoção de sessões de cinema abertas ao público poderá suprir essa demanda junto à população e, concomitantemente, promover a discussão acerca de temas sociais que, no longo prazo, contribuirá para o desenvolvimento do pensamento crítico da sociedade.

Por outro lado, às sessões de cinema terão caráter significativo na formação dos discentes, pois além de estimulá-los a ampliarem sua formação (que inclua a arte) terão a oportunidade, durante os debates (posteriores às sessões), de aprofundarem as discussões acerca de temas que contemplem o conteúdo do filme e que estejam vinculados ao programa das disciplinas.

Por fim, como projeto de extensão, ressalta-se que essa atividade visa o intercâmbio entre a comunidade acadêmica e a comunidade em geral, além de a divulgação dos cursos e da universidade. Complementarmente, a realização dessa atividade de lazer cultural proporcionará a integração dos alunos dos cursos, professores, Técnicos e a comunidade santanense.


Objetivos gerais

Gerar, aos acadêmicos e população santanense e riverense, de modo geral, a possibilidade de trabalhar questões políticas, sociais, econômicas e culturais, dentre outras, a partir da exibição de filmes e/ou documentários, tendo em vista que o meio escolhido para tal apresenta grande variedade de produções (estilos e gêneros) e configura-se numa ferramenta de entretenimento e aprendizagem, ou seja, de fácil assimilação do público.


Objetivos específicos

·         Promover acesso às atividades de lazer voltadas para a assimilação do conhecimento acadêmico;

·       Proporcionar ao público em geral o contato com o mundo cultural que o cinema oferece;

·       Trabalhar com temas que gerem reflexão acerca da relação do cidadão com a cidade e com o mundo (cidadão integrado ao processo de mundialização);

·       Promover ciclos de debates sobre temas correlacionados aos filmes exibidos e, consequentemente, estimular o pensamento crítico;

·       Promover intercâmbio entre a comunidade acadêmica e a comunidade santanense e riverense, integrando, ainda mais, a Unipampa à localidade; e,

·       Reforçar as temáticas trabalhadas em salas de aulas a partir da exibição de filmes.